LF Ambiental - Dragagem, Impermeabilização

Tratamento de lodo e lama

O tratamento de lodo e lama, é a forma mais segura e recomendada para o tratamento de água e efluentes, que tem por finalidade a redução do volume de lodo e lama. Se sua empresa é do ramo industrial, engenharia, agroindustrial, ETAs - Estação de Tratamento de Água ou ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto ou outros correlacionados, para seguir a Legislação Ambiental, o gerenciamento desses resíduos precisa ser criterioso, passando por um tratamento e acondicionamento adequados, e transporte apropriado, quando for o caso.

O que é lodo e lama?

Amostra de LodoO lodo é um efluente orgânico de coloração esverdeada oriundo de processos industriais e/ou estações de tratamento de água e esgoto. O lodo é composto em grande parte de água, substâncias minerais, orgânicas e coloides em processo de decomposição. Em algumas áreas industriais pode ocorrer a presença de metais pesados e outros compostos químicos, nocivos à saúde humana. Quando o Iodo é descartado de forma indevida, sem tratamento, pode ocasionar problemas ambientais de grande proporção. 
 
Lama é um efluente não orgânico composto por uma mistura de água, solo, sedimentos como argila e silte. Em geral encontramos lama principalmente em obras de perfuração, construções e atividades de mineração. A lama também pode ser classificada como rejeito e seu tratamento basea-se em desidratação, contenção e disposição. Por isso, o tratamento do lodo e lama, bem como seus descartes adequados são responsabilidades da empresa geradora desses resíduos.

Para que serve o tratamento de lodo e lama?

Centrifugação de LodoO lodo é gerado em maior quantidade em estações de tratamento de água e esgoto e áreas industriais, com o passar o tempo, este lodo vai se acumulando nos tanques industriais e prejudicando a eficiência dessas estações, por isso sua remoção é muito importante, além do descarte adequado ser imprescindível.
 
A lama pode causar problemas ambientais quando descartada de forma inadequada, pois se trata de um material muito coeso e pode bloquear acessos importantes de cursos d’água bem como poluir rios, lagos, lagoas, se possuir ainda minerais pesados e produtos químicos dissolvidos.
 
Se o lodo e a lama se acumularem os problemas ambientais podem ser enormes, desde a morte de peixes e outros pequenos animais em rios, lagos e lagoas, e impactos de maior proporção como acúmulo desses sedimentos em áreas estratégicas, prejudicando o escoamento de água. Por isso, o tratamento de lodo e lama são de extrema importância para a manutenção do meio ambiente.

Quando devo contratar o serviço de tratamento de lodo e lama?

Se sua empresa é do ramo industrial, engenharia, agroindustrial, ETAs - Estação de Tratamento de Água ou ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto ou outros correlacionados, o tratamento de lodo e lama, é a forma mais segura e recomendada para o tratamento e descarte desses resíduos de acordo com as normas e legislação vigente de produção e descarte de resíduos.

Tratamento de lodo e lama da LF Ambiental

Solicite atendimento técnico especializado para o serviço de tratamento de lodo e lama da equipe LF Ambiental.
 
Oferecemos as melhores soluções para tratamento de lodo e lama e serviços ambientais. Faça seu orçamento de acordo com seu projeto de trabalho, ofereceremos a melhor técnica de dragagem, desidratação e destinação final.
 
Veja também:

Receba nossas notícias

Copyright © 2019 LF Ambiental. All Rights Reserved.
Telefone: +55 (11) 4522-6001