Manejo e Remoção de Macrófitas
A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul), iniciou a remoção de macrófitas no município de Guaratinguetá, localizado na região do Vale do Paraíba em São Paulo.
As macrófitas são plantas que vivem tanto em ambientes aquáticos, como em brejos e o excesso dessas plantas prejudicam o curso do rio, por esse motivo as plantas aquáticas estão sendo retiradas com o auxílio de máquinas próprias para o serviço.
A remoção do excesso de macrófitas aquáticas traz muitos benefícios aos corpos hídricos e aos seus usuários. Com a remoção de plantas aquáticas, pode-se não somente controlar os problemas secundários originados pelo intenso crescimento, mas contribuir com a redução dos teores de nutrientes do sistema. Valores aproximados de 16% e 34% de retirada dos teores de nitrogênio e fósforo, respectivamente, já foram contabilizados em sistemas onde foi aplicada a retirada do excesso das macrófitas aquáticas. Assim, além de favorecer o uso múltiplo adequado dos corpos e mitigar os diversos problemas oriundos do intenso crescimento, a remoção das macrófitas aquáticas também é uma alternativa no controle da eutrofização.
Veja também: