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Plano Nacional de Dragagem

Dragagem de Porto2a fase do Plano Nacional de Dragagem prevê o investimento de R$ 3,8 bilhões em dragagem de manutenção. Lançado em 2007, a primeira versão do Plano Nacional de Dragagem teve como objetivo principal o desassoreamento dos portos brasileiros, com investimento de R$ 1,6 bilhão e aproximadamente 73 milhões de metros cúbicos removidos.

A segunda fase do programa teve início no final de 2013 com a publicação do termo de referência para contratação da dragagem de manutenção do Porto de Santos/SP.

O PND II integra o Programa de Investimento em Logística e abrange o aprofundamento e posterior manutenção das profundidades antigas nos canais de acesso, bacia de evolução e berços dos principais portos públicos. O programa prevê R$ 3,8 bilhões de investimento em dragagem de manutenção para os próximos dez anos.

Em contrapartida, as empresas de dragagem estrangeiras que detém de dragas de grande porte, sentem-se atraídas pelo programa, enquanto as empresas de dragagem brasileiras vêm perdendo demanda por possuírem equipamentos de pequeno e médio porte e com isso, fechando contratos menores.
 
Durante o processo licitatório do Programa Nacional de Dragagem (PND II), será imprescindível a participação de empresas internacionais, já as empresas nacionais poderão participar através de consórcios.

 

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