Dragagem em Usina Hidrelétrica
EDP no Brasil é uma holding do setor de energia elétrica consolidada em sete estados brasileiros nos segmentos de geração e distribuição, dentre eles o estado de Espírito Santo.
A unidade de geração e renováveis, localizada no município de Baixo Guandú/ES, possui uma hidrelétrica com 04 unidades geradoras e capacidade de geração de 1.790,2 MW. Em 1974 iniciou suas atividades de operação e em 2012 observou-se o assoreamento, causado por sedimentos arenosos provenientes do rio que se aglomeraram frente às comportas, tendo então que interromper parte do processo para manutenção e dragagem.
Como solução para o assoreamento do rio, a LF Ambiental iniciou o projeto de dragagem visando a remoção total dos sedimentos que impediam as comportas de serem abertas. Além das dragas de sucção, a dragagem contou com auxílio de 60 mergulhadores, devido a profundidade de 20 metros.
Em um mês de dragagem, a equipe LF Ambiental realizou o desassoreamento do rio, as comportas foram abertas e a usina hidrelétrica retomou suas operações.